O que é turismo sustentável?

7/19/20242 min read

Turismo Sustentável é uma maneira de viajar e descobrir um destino, onde respeitamos a cultura, meio ambiente e pessoas, preservando tradições locais e recursos naturais e dando protagonismo às comunidades residentes.

Todos nós que amamos viajar estamos acostumados a pensar nas viagens como diversão, sensação de prazer, atividades que fazem bem para todo mundo. Lembramos das paisagens paradisíacas, culturas remotas, comidas únicas e aventuras incríveis que elas podem nos apresentar. Esquecemos que as viagens fazem parte de um dos mais importantes setores da economia e, como qualquer indústria, ela gera impactos positivos e negativos para as pessoas e para o planeta.

De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), em 2019 foi registrado o recorde de 1,4 bilhão de viagens internacionais (isso sem contar o turismo doméstico em cada país). A estimativa é que esse número alcance 1,8 bilhão em 2030. O setor é responsável hoje por mais de 10% do PIB mundial e um em cada dez empregos no planeta. Toda essa movimentação representa hoje geração de empregos, produtos de exportação, integração entre culturas, troca de experiências e muitos outros benefícios. Mas também significa aumento das emissões de gases de efeito estufa, esgotamento de recursos naturais, excesso de lixo, exploração de mão de obra, gentrificação, aprofundamento de desigualdades, extinção de culturas.

“O turismo sustentável deve fazer uso otimizado dos recursos ambientais que constituem um elemento-chave no desenvolvimento do turismo, mantendo processos ecológicos essenciais e ajudando a conservar o patrimônio natural e a biodiversidade; respeitar a autenticidade sociocultural das comunidades anfitriãs, conservar seu patrimônio cultural e seus valores tradicionais e contribuir para a compreensão e tolerância interculturais; garantir operações econômicas viáveis e de longo prazo, fornecendo benefícios socioeconômicos a todas as partes interessadas que sejam distribuídas de maneira justa, incluindo oportunidades estáveis de geração de emprego e renda e serviços sociais para as comunidades anfitriãs e contribuindo para o alívio da pobreza”